ASSOCIAÇÃO CENTRO AMÉRICA DE KARATÊ SHOTOKAN
RELATÓRIO DIÁRIO ABRIL/2014
PROJETO KARATÊ-DÔ TRADICIONAL: ESPORTE E CIDADANIA14/04/2014 - Nesse sentido, pode-se afirmar que o Karatê -Do Tradicional contribui para a formação integral do ser humano, não podendo, portanto, ser confundido com uma prática puramente esportiva. "Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração à geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado diretamente com o crescimento, maturidade, com o indivíduo universal." [Johannes]
Cada pessoa pode ter objetivos diferentes ao optar pela prática do Karatê Do Tradicional, objetivos estes que devem ser respeitados. Cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Autocontrole, integridade e humildade resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos existentes em todos nós.
A famosa expressão do mestre Gichin Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi" - define claramente o propósito antiviolência do Karate-Do Tradicional: "No Karate não existe atitude ofensiva".