PROJETO KARATÊ-DÔ TRADICIONAL: ESPORTE E CIDADANIA
Como se iniciou o projeto
A Associação Centro América de Karatê, verificando a situação de miserabilidade e exclusão de alguns jovens, resolveu iniciá-los na Arte do Karatê-Dô. Ao constatar o extraordinário potencial transformador do esporte na educação sob a vida destes jovens, tornando-os disciplinados, educados, asseados, e, especialmente, vencedores, passou a agregar outras crianças. A notícia foi se espalhando, a idéia foi ganhando corpo, voluntários foram sendo agregados e hoje o projeto acolhe dezenas de beneficiados e principalmente futuros profissionais no projeto.
Resultados Esperados
Dobrar a capacidade de atendimento atual do projeto, realizar acompanhamento pedagógico da criança e adolescente e trabalhar juntamente com os professores de sala de aula, fazendo uma ligação entre o prazer de estar participando de um programa e a necessidade de ser um bom aluno em sala de aula. Minimizar a agressividade dos jovens através do treinamento técnico e teórico procurando o equilíbrio físico e mental, capacitar e promover a inclusão dos participantes nos eventos oficiais da modalidade vinculado ao comportamento e dedicação do beneficiando junto à escola aumentando a disciplina, sucesso escolar e freqüência de crianças e jovens propiciando a família. Iniciar preparação dos participantes mais habilidosos e graduados para trabalharem de imediato como monitores e futuramente serem contratados como instrutores e assumirem novas turmas.
As principais ações são: montagem de piso adequado (tatami) para a modalidade atendendo todos os praticantes, fornecimento de kimono e faixa, ajuda financeira para pagamento de taxas de federalização, exames de faixa, inscrições nas competições e acompanhamento psicológico. O prazo esperado para alcance dessas metas é de 1 (um) ano. Todas as ações serão desencadeadas de imediato.
Finalidade do Projeto
Promover a inclusão social de crianças e jovens em vulnerabilidade social, propiciando aos participantes uma prática esportiva edificante, onde aprenderão “limites”, respeito, disciplina, hierarquia, convívio em grupo e outros fundamentos morais para formação de um caráter desejável num cidadão de bem. Ademais, poderá se tornar considerável fonte de renda para aqueles que nela pretenderem prosseguir, ou no mínimo servirá de motivação para os que decidirem seguir outros caminhos profissionais. Assim, o impacto social esperado é extraordinário, porquanto o projeto seguramente contribuirá – como de fato já contribui - para uma sociedade mais consciente, respeitosa, honesta e solidária, impedindo que jovens se transformem em malfeitores, bem como fomentando que suas famílias saiam da linha da miséria.