sábado, 17 de janeiro de 2015

PRESENÇA MARCANTE - SELEÇÃO DE VÔLEI - KARATECAS PRESTIGIANDO - 16/01/2015

ASSOCIAÇÃO CENTRO AMÉRICA DE KARATÊ SHOTOKAN 
RELATÓRIO JANEIRO /2015
     PROJETO KARATÊ-DÔ TRADICIONAL: ESPORTE E CIDADANIA 


A Associação Centro América de Karatê em nome do seu Presidente José Humberto de Souza, agradece a Gerente Geral da Agência Dom Bosco do Banco do Brasil e sua equipe do Voluntariado Banco do Brasil, pelo carinhoso ato entregando ingressos aos Karatecas do Projeto Karatê-Dô Tradicional: Esporte e Cidadania para assistir o jogo da seleção feminina de Vôlei, dando a oportunidade de presenciar atletas de alto também patrocinadas pelo Banco do Brasil que gentilmente permitiu tirar fotos com eles. Oss!


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CURSO FORMAÇÃO DE SOLDADOS - PM- SHOTOKAN- DEFESA PESSOAL - 9º -10º PEL 16/01/2015

ASSOCIAÇÃO CENTRO AMÉRICA DE KARATÊ SHOTOKAN 
RELATÓRIO JANEIRO /2015
     PROJETO KARATÊ-DÔ TRADICIONAL: ESPORTE E CIDADANIA 


CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - DEFESA PESSOAL 
Ministrante sensei Sebastião Júnior

Segundo alguns estudiosos, “a Defesa Pessoal nasceu da necessidade da sobrevivência do homem diante das situações de risco”. 
Segundo a maioria dos mestres, e alguns historiadores do assunto, a defesa pessoal é antecessora das artes marciais. As técnicas de luta utilizadas nos vários conflitos da humanidade sejam ideológicos, territoriais, ou de qualquer outra etiologia, mostram a defesa pessoal sem nenhuma definição de estilo ou modalidade e sim definida como a Arte de Guerra. As escrituras milenares de Sun Tzu, conhecidas como A Arte da Guerra, trazem ensinamentos para as diversas áreas da vida. A integridade física e a defesa da vida também estão descritas em suas linhas.
Relatos históricos nos fazem perceber que a Defesa Pessoal, ou a necessidade de alto defesa, foi a mãe das Artes Marciais, variando em muitos aspectos como, cultura, religião, características estrutural de um povo etc. Mas em todos os estilos objetiva-se a garantia da integridade pessoal. Seja utilizada em guerras, seja por indivíduos pacatos que pretendem garantir seu direito de paz, mesmo que para isso tenham que se utilizar da força necessária. Isso nos traz a outra garantia que temos sobre a origem da Defesa Pessoal: ela foi criada para que pessoas mais fracas, através do conhecimento técnico, possam superar pessoas mais fortes em um combate ou situação de risco.