quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - PM- SHOTOKAN- DEFESA PESSOAL - 11º PEL 15/01/2015

ASSOCIAÇÃO CENTRO AMÉRICA DE KARATÊ SHOTOKAN 
RELATÓRIO JANEIRO /2015
     PROJETO KARATÊ-DÔ TRADICIONAL: ESPORTE E CIDADANIA 


CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - DEFESA PESSOAL sensei Sebastião Júnior ministra as aulas

Vale atentar para que alguns pontos não são permitidos, em situações de lutas e combates com regras, mas estes são perfeitamente validos e eficientes quando da DEFESA PESSOAL POLICIAL, o dedo no olhos e o golpe nos testículos de um homem são exemplos clássicos.
Pontos sensíveis e sua utilização na DEFESA PESSOAL POLICIAL
1. Cana do nariz e base do nariz- Golpes traumáticos diretos; saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos; saídas de gravatas laterais; retirada de agressor em contato contra terceiros; etc..
2. Olhos - Golpes traumáticos diretos; saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos; saídas de gravatas laterais e pelas costas; retirada de agressor em contato contra terceiros; etc..
3. Queixo – Golpes traumáticos cruzados, muito eficientes para desnorteamento momentâneo do infrator.
4. Carótidas – Estrangulamentos e condução; podem levar o indivíduo a óbito.
5. Traqueia – Saídas de agarramentos quando os braços estiverem soltos, e assim como as carótidas, é agredida para estrangulamentos, e nunca deve ser usada em golpes traumáticos, pois também podem levar o indivíduo a óbito.
6. Plexo solar – Golpes traumáticos diretos, muito eficientes para desnorteamento momentâneo do infrator.
7. Articulações – Ombro, cotovelo e punho, muito utilizadas para desarmes, conduções e projeções ao solo. No domínio para utilização das algemas. As do joelho e pés, focadas para chutes e contenções no solo.
DIAGNÓSTICO DA CENA CRÍTICA.
Uma boa técnica de Defesa Pessoal, bem como da DEFESA PESSOAL POLICIAL, se inicia através do estudo, rápido e preciso da “CENA CRÍTICA”. Esta nada mais é do que tudo que envolve um conflito entre o(s) meliante(s) e o indivíduo a ser agredido injustamente. Esse diagnóstico, ou análise, tem que ser definido, dentro das possibilidades, o mais breve e completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário