domingo, 10 de julho de 2011

Associação Reúne mais de 100 praticantes

A Associação Centro América de Karatê Shotokan reuniu nesta Sexta e Sábado (08-09/07) cerca de 109 praticantes entre técnicos, árbitros, atletas, e praticantes do projeto Atleta do Futuro para um curso que tinha como temas: técnica, kata e arbitragem.
Quem realizou este curso foi a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado de Mato Grosso, tendo como ministrante o Shiran José Humberto de Souza (6º Dan de Karatê-Dô Tradicional e Árbitro Internacional Cat. A).





O Karatê-Dô vem sendo desenvolvido há milhares de anos no mundo. No Brasil, chegou na década de 50. Sua inclusão como modalidade esportiva no Brasil se deu em 1970, nas primeiras competições existentes, a partir das quais o número de praticantes vem aumentando a cada dia. Mencionado pelo Shiran Humberto no Karatê-Dô, assim como em todas as artes marciais, coincidem em que a primeira comunicação entre seus praticantes seja feita através da saudação utilizando a palavra “OSS”.


É normal, no início e ao final da aula, saudar o Mestre in memória (shizen-ni hei), ao instrutor, ao professor ou mestre (sensei-ni hei) e ao companheiro (otagai-ni hei) e finalizando saldar ao mais graduado (senpai-ni hei) quando se começa e termina algum exercício.
A criança quando vivencia isso, aprende com o tempo a importância do respeito e da disciplina. Através da saudação ou cumprimento, enfatiza-se o respeito mútuo, os princípios e o lema do Karatê-Dô. 
A verdadeira razão de focalizar a melhor capacitação dos profissionais de Karatê-Dô Tradicional é transmitir todo o seu conhecimento através de cursos e palestras que é passada há mais de 40 anos de sua pratica. Inovando os conteúdos juntamente com os praticantes, tornando as aulas mais prazerosas para todos, ajudando-os e conduzindo-os na melhora de algumas condutas como: disciplina, respeito, responsabilidade e organização, dentro de uma metodologia e um sistema de avaliação que possibilita estimular o interesse pela prática fundamentada.




Procedimentos de ensino: organização do espaço e da turma; explicação; demonstração; experimentação; correção; repetição; progressão da tarefa de variação da atividade e avaliação prática e teórica utilizando os seguintes critérios de: freqüência às aulas e disciplina; notas acima da média nas escolas; estudo extra.




A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física intelectual e moral visando a sua melhor integração individual e social.
Em termos práticos a criança ensina aprendendo os conteúdos partindo de estratégias metodológicas condizentes com uma filosofia própria de trabalho juntamente com o Esporte Educacional nos aspectos Princípio da co-educação: integrar situações em que o praticante aprende ensinando. “Todos aprendem uns com os outros". 
Não podemos dizer que um método é melhor que outro, pois na verdade, um pode complementar o outro, ou até mesmo, na própria práxis pode-se apresentar fatos que sejam necessários utilizar diversas variações de métodos.
E, seguindo experiências vivenciadas, o esporte pode atuar até 100% na formação do caráter e personalidade. Se a pessoa tiver uma boa educação, ela terá um entendimento justo da razão. Então, saberá agir com prudência e moderação, sobretudo com muita sabedoria.
Trabalhar valores como a solidariedade, respeito ao próximo e às regras, tolerância, sentido coletivo e cooperação. A criança cria oportunidades de desenvolver estratégias para resolver problemas e enfrentar situações da vida em sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário